quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

RESULTADOS DO PROJETO

A culminância do projeto deu-se com a produção dos curtas-metragens pelos alunos. Para que chegassem a isso foi necessário estimular a sua criatividade com técnicas que os levassem a escrever o roteiro e tudo que envolve a sua produção, desenvolvendo habilidades que a escrita de uma redação convencional não desenvolveria, tendo em vista que “as tecnologias digitais não são apenas uma nova forma de fazer as mesmas coisas (como ler), mas também e, principalmente, de fazer coisas novas”(GABRIEL 2013).
Realizar este trabalho foi muito bom para nós enquanto professoras. Em primeiro lugar foi muito prazeroso, pois nada é mais gratificante que ver o aluno empenhado, envolvido, produzindo e construindo conhecimento. Claro que, ainda assim, alguns alunos não estavam tão empenhados e com estes foi necessário fazer um acompanhamento mais de perto, foi necessário auxiliá-los dando dicas sobre o que e como poderiam fazer. É neste momento que o trabalho do professor faz a diferença, pois é preciso resgatar os alunos que menos trabalham trazendo-os de volta para motivação.
Com este trabalho, nós, professoras também construímos conhecimentos novos, pois foi necessário estudar e buscar recursos teóricos para poder auxiliar os alunos: primeiro um trabalho de pesquisa aprofundada sobre produção cinematográfica e depois saber operar um software de edição de vídeos.
Representou um ganho pessoal na medida em que nós também não vamos mais assistir um filme com os mesmos olhos. Conhecemos tudo o que está por detrás da produção deste filme. Passamos a entender alguns truques utilizados para ajudar a contar a história do filme. Enfim, compreendemos melhor a linguagem cinematográfica.
Consideramos o projeto uma oportunidade de ampliar a visão de mundo do aluno, saindo da sala de aula e dos tradicionais conteúdos curriculares, com o uso das Tecnologias Digitais.
Os objetivos deste projeto eram motivar os alunos para a produção e construção de conhecimento usando as tecnologias digitais, encontrar formas diferenciadas e variadas de usar a expressão oral e escrita e levar os alunos a produzir um curta-metragem.
Pode-se concluir que o projeto atingiu os objetivos propostos pelos resultados apresentados e pelo retorno positivo que gerou em termos de aprendizagem e envolvimento de todos os atores do projeto. Também para a escola como um todo gerou um resultado positivo, pois o trabalho foi comentado entre alunos e professores estimulando a continuidade do mesmo, e permitindo que, talvez, se descubram talentos entre os alunos e que estes possam até, quem sabe, serem futuros cineastas, roteiristas ou ocupar qualquer outra função que envolve a produção cinematográfica.

Enfim, este está sendo um trabalho desafiador, em que o próprio professor precisa ir em busca de conhecimentos e atualizações para receber em troca muitas aprendizagens e reavivar o brilho nos olhos que provoca o aprender, tão desmistificado no cenário atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário